segunda-feira, 2 de abril de 2007

Marta define primeiros nomes


Dois ex-auxiliares de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo foram indicados para postos do primeiro escalão no Ministério do Turismo. José Edvaldo Gonçalves, que já trabalhou na diretoria da SP Trans, e depois foi chefe de gabinete do então ministro Jacques Wagner, teve seu nome referendado pelo governador da Bahia e será o novo secretário nacional de programas de turismo, cargo que era ocupado por Maria Luiza Leal na gestão Mares Guia.
Para o lugar de Márcio Favilla, na secretaria executiva do Ministério, foi indicado Luiz Eduardo Barreto, ex-diretor de marketing do Sebrae Nacional, e que também já foi colaborador de Marta.Por enquanto, os nomes de Airton Pereira – secretário nacional de política do turismo – e de Jeanine Pires – presidente da Embratur – seguem como de continuidade para os dois cargos. Segundo Marta, tanto Maria Luiza quanto Favilla só estão sendo substituídos porque decidiram acompanhar o ministro Mares Guia em sua nova pasta (Relações Institucionais), o que é o caso também do chefe de gabinete Sidney Sanchez, embora a confirmação do novo substituto para este cargo, em particular, ainda não tenha sido oficialmente anunciada. O mais cotado é Mário Moysés.
O atraso de uma hora da ministra em sua visita à Braztoa teve um motivo que o Brasilturis Jornal pode revelar. Marta foi se encontrar com Jean-Claude Baumgartem, presidente do WTTC que estava em São Paulo, onde veio promover o The Travel & Tourism Summit, fórum mundial que acontecerá no mês de maio, em Lisboa. Marta recebeu o convite para participar, aceitou, e fará uma das palestras da programação.
Durante a visita à Braztoa, Marta falou rápida e informalmente com a imprensa. Disse que estava extremamente animada e que espera poder levar para o ministério idéias que possam melhorar o trabalho que já vinha sendo conduzido por Mares Guia. Sobre o assunto do momento – a compra da Varig pela GOL -, a ministra disse considerar o negócio positivo, porque acredita que ele ampliará a oferta de viagens mais acessíveis à população, uma vez que essa é a característica principal da nova acionista e será também, ela reiterou, uma prioridade da sua gestão, assim como o combate ao turismo sexual.
Sobre essa questão, particularmente, Marta repetiu a frase já dita anteriormente de que 'quem vier ao Brasil para fazer turismo sexual tem que se preso. Sabemos que no mundo existem destinos de turismo sexual mas esse não é o caso do Brasil. O País tem inúmeros atrativos', reiterou.
Outra prioridade, o crédito consignado para o turismo, também foi confirmada por Marta que disse que pretende colocar o turismo na cesta de consumo dos brasileiros e para isso já solicitou à Caixa e à Previdência modelos específicos para o setor.
A ministra do turismo permanece neste final de semana em São Paulo e retorna domingo para Brasília. Na segunda, participa pela primeira vez da reunião geral do Ministério convocada pelo presidente Lula.

Nenhum comentário: